24 março, 2011

Como nasce um livro? - Parte III


Só não é o final porque a cada dia eu aprendo mais um pouquinho 


Outro dia eu falei aqui da tia Marcela, você lembra? Eu disse que ela é editora de livros e também que ia explicar aqui o que faz uma editora de livros. Porque assim, eu estou contando pra vocês toda esta história até um livro nascer e para que o livro saia então do seu ovinho, existem profissões muuuuuuuito importantes.

Essa fala de que ‘existem profissões muito importantes até o nascimento do livro’ quem me contou foi aquela minha amiga, toda colorida, que conta histórias com a mão, com os panos, com os sonhos, com o coração...  e eu só estou repetindo pra vocês, porque eu ainda vou explicar bem direitinho essa história de profissões e tal – aliás essa história de ‘o que você vai ser quando crescer, é bem legal, você também não acha? Eu vivo perguntando pra todo mundo o que eles vão ser quando crescer...

Então como eu ia dizendo, porque eu sempre me perco, fico falando um montão de coisas, é porque eu sempre acabo me lembrando de uma outra coisa quando falo algo parecido, mas tudo bem. Ta vendo escrevi tanto querendo me explicar que acabei não falando das pessoas que fazem um livro nascer...

Outro dia também falei do escritor, que é aquela pessoa que faz a história nascer. Como a história é o primeiro passinho para começarmos um livro, o escritor é número um para saber ‘como nasce um livro?’. Mas não é só ele....

É necessário o revisor, que lê tudinho o que o escritor escreveu e faz uns circulozinhos onde ele acha que o escritor pode melhorar.

Depois do revisor, vem o Editor de livro.... É o Editor de livro mesmo, igual minha tia Marcela...
É o editor de livro que coloca tudo bonitinho, que junta: desenho e texto...

Depois da tia Marcela, ôps, do editor de livro, ele passa por um processo bem, mas beeeem legal que só vendo mesmo para saber o quanto é legal. Não é que eu não queira contar pra vocês, mas lembra que eu falei que aquela moça de cabelos bem branquinhos me levou pra um lugar que se chama GRÁFICA e é bem lá onde os livros, ou melhor, que os textos e desenhos vão parar no papel e os personagens ganham vida? Então, é justamente lá onde um montão de máquinas trabalham para que sonhos nasçam nas páginas... e só vendo mesmo para sentir aquele friozinho na barriga quando um papel vira livro.



Nossa!!! Eu não sabia que aquele livro que faz a gente viajar passava por tantos passinhos assim, você sabia?
Acho que vou querer escrever um livro, ou ser editora de livro, ou revisora, ou contar histórias, ou...

Ah! Beijinhos...








Conheça o 'Como nasce um livro?'

1 Comentários:

Jossi disse... [Responder comentário]

Adoninha, minha amiga já foi na Adonis ver como nasce um livro ela, ganhou um monte de coisa legal,eu queria ir também mas ela foi com a escola.
Você vai sempre lá?

Postar um comentário