Um montão de gente me pergunta como faz para escrever um livro. Aí eu achava que era escrever e ponto, só ter uma ideia na cabeça e colocar no papel. Mas não é bem, bem assim.
Tenho uma amiga, a Marcela, que faz livros, ou melhor, editora livros, e é justamente por isso que o nome da profissão dela é editora. Aí, eu pensei: "Ela pode ajudar a gente!"
Eu e a Marcela durante o lançamento do livro "Semeando histórias, colhendo memórias"
Eu, que adoro dar um pulinho na editora, aproveitei pra conversar com a Marcela
A Marcela me explicou que para publicar um livro é necessário muito mais que determinação, é preciso tempo para investir na história que você deseja que se torne livro.
Eu aprendi que primeiro é necessário registrar a obra na
Biblioteca Nacional, em seguida, procurar uma editora com o perfil da história. Depois, quando a obra já estiver com editora, ela passa pelo Conselho Editorial, que é composto por pessoas que estudaram muito e sabem daquilo que estão falando.
Aprovado pelo Conselho, o texto, que ainda não é livro, vai para revisão. Revisado e corrigido, é a vez do ilustrador dar cor e forma a história que começa agora a ter forma de livro com o trabalho do diagramador.
Diagramado, a editora pede o ISBN, que é uma espécie de certidão de nascimento do livro, e a ficha catalográfica. Depois imprime um boneco do livro. É esse boneco que será apresentado ao escritor e aprovado pelo escritor.
Aprovado, é só imprimir e lançar. É, claro que tem a distribuição e venda, mas isso eu conto em uma outra conversa, com uma outra amiga minha.